Cliente
Rethink (Smiles e Abastece-ai)
Projeto
Estruturação de times
Descrição
Estruturando times de UX Design, para otimização de entregas, redução de custos e sustentação de um Design System colaborativo.
Serviços
Design Ops, Design Leadership
Pedido de Restruturação
Entre 2022 e 2023, os gerentes de Design solicitaram uma estruturação no Capítulo de UX, de formas de operacionalizar o Design com o Design Ops e Research Ops, de maneira à entregar resultados melhores de Design, afim de impactar de forma positiva os resultados da empresa.


DEFININDO O ESCOPO


Como parte inicial do desafio proposto reunimos um Designer, uma pesquisadora e os gerentes de UX e definimos algumas perguntas fundamentais como ponto de partida do desafio.
Como trabalhamos juntos ?
Como finalizamos o trabalho ?
Como cooperamos com outras áreas ?
Como criamos impacto com nossas entregas ?
Para responder cada pergunta, utilizamos: Entrevista 1:1, Análise de protótipos, Análise de métricas de time e Shadowing. Para cada pergunta, dessa forma podemos apontar os Problemas a serem resolvidos, criar Propostas de possíveis melhorias e possibilidade de estimarmos Resultados de valor alinhados com a compania.
Fora alinhado ainda com a diretoria que para evitar impactos negativos, cada melhoria iria ser implementada a cada 30 dias afim de testarmos e validarmos, comparando dados a cada duas sprints.
________Início da jornada
Como trabalhamos juntos ?
O problema
Demandas que entravam no backlog e eram direcionadas para um único designer disponível, sem contexto do projeto/desafio. Como agravante o time não tinha qualquer tipo de rito onde poderiam compartilhar experiências ou até mesmo sanar dúvidas.


A proposta
Foi acordamos as seguintes melhorias:
Separar em duas unidades de negócio B2B e B2C, seguido o mesmo modelo do time de produto;
Alocar designer nos 6 times, 3 para B2B e 3 para B2C;
Criar inicialmente uma reunião semanal de sincronização de trabalhos;
Introdução da Retrospectiva de forma mensal.
O resultado
Existe uma expectativa em designers mais entendimento das unidades de negócios e com maior imersão nos desafios dos times, em um formato de alocação de profissionais.
Como finalizamos o trabalho ?
Buscando entender e avaliar a qualidade dos artefatos entregue pelos time de UX e as ferramentas utilizadas durante a jornada de trabalho. Desta forma avaliamos três (3) pontos:
Tipos de ferramentas que estão sendo utilizadas;
Forma de organização dos protótipos;
Está sendo feito o handoff para o time de Desenvolvimento.


As respostas
Figjam (Whitboards), Figma (Protótipo), Maze (Teste de usuário), Microsoft Teams (Comunicação) e Jira (Gestão de demanda);
As telas eram colocadas lado a lado sem variação de componentes e indicação de comportamento, assim também como falta de direcionamento da aplicação da regra de negócio;
O time apresentava as telas e ao longo do desenvolvimento o time entrava em reuniões para sanar dúvidas.
A proposta
Fazer a segregação por times no Figma e identificar os status dos projetos e padronizar o wireflow em alta qualidade de forma global.


Como criamos impacto com nossas entregas ?
O problema:
A proficiência do time de UX, estava deixando o time de engenharia com retrabalho. Por este motivo, a entrega das soluções estavam levando um tempo acima do praticado para um time de produtos digitais, cerca de 45 dias para subir uma única solução.


A prospota:
Definir uma árvore dos pilares de operações;
Criação de insumos consumíveis para amadurecimento do time;
Desafios em trilha de estudo para Designers e Pesquisadores;
Imersão sobre tecnologias usadas no produto.
O resultado:
Conseguimos diminuir o tempo de cycle time do time de UX, entendemos que os colaboradores estão aprimorando suas habilidades em time por meio de playbooks e mentorias. Da mesma forma entender sobre tecnologias envolvidas nos projetos, ajuda na definição e refinamento de ideias para propor soluções tangíveis e captar um ciclo de aprendizado contínuo.
Conclusão
Em ambos os clientes as mesmo metodologias foram aplicadas para aprender sobre a cultura de cada ambiente e como consequência, observar a tendência de ambos o time e ajustar o método para permitir o time a entregar o melhor do Design.
